Salvador

Chuvas na RMS: Camaçari sofre com alagamentos e prefeitura mobiliza

vide
| 21/05/2012 às 20:01
Prefeito Caetano reuniu toda equipe em Camaçari para providências
Foto: Marcerlo Ferrão

O Prefeito Luiz Caetano reuniu na tarde desta segunda-feira (21/05), toda a equipe de governo para discutir a situação da chuva em Camaçari. No encontro, ele determinou que todas as secretarias da administração municipal deixem uma equipe de plantão 24 horas, para atender às necessidades da população.

"Nos momentos críticos não tem negócio de muita conversa, tem que ter ação", frisou o prefeito ao ordenar que toda a equipe do governo enfrente e resolva os problemas causados pela chuva de forma articulada e unificada. Ele ainda sugeriu que os vereadores da base aliada também saiam às ruas para apoiar a comunidade.

De quinta-feira (17/05) até às 6 horas da manhã de hoje choveu 254 milímetros em Camaçari, 24 a mais do que a previsão para o mês de maio inteiro. De acordo com os dados da Somar Meteorologia, a previsão de chuva para hoje é de 33 milímetros, índice que reduz para 15mm amanhã (22/05) e 5 mm na quarta (23/05). No entanto, a Defesa Civil alerta que os índices de chuva dos últimos dias superaram o previsto.

Em função da chuva, foram registrados 118 casos de alagamentos no Município, dos quais, seis famílias tiveram que ser desalojadas por medida preventiva e estão sendo encaminhadas para o auxílio aluguel. Além disso, nos últimos dias a Defesa Civil recebeu 27 solicitações de lonas.

Na avaliação do coordenador da Defesa Civil, Mauricio Bomfim, a situação esta sob controle graças às ações preventivas realizadas nos últimos sete anos e, especialmente, em função da dragagem do Rio Camaçari, obra que integra o projeto de revitalização da bacia do rio.

Também presente na reunião, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, observou que todos os anos chove, mas hoje a situação é bem melhor graças às melhorias realizadas na infraestrutura da cidade nos últimos anos.  

Durante o encontro, o prefeito Caetano determinou também que a equipe de engenharia da Prefeitura vistorie todas as unidades municipais de ensino e postos médicos da rede para evitar problemas em decorrência da chuva, especialmente em relação aos telhados e muros.

Por fim, Caetano reforçou a orientação de que todos estejam na linha de frente para enfrentar o problema junto à população e observou que o diferencial do governo é "a integração e o fato de que agimos e somos solidários às pessoas", concluiu.  

Além dos agentes do governo, participaram da reunião os vereadores Jose Marcelino (PT) e Alfredo Andrade (PSB).

Em caso de emergência, os moradores devem ligar para o telefone 199 (gratuito), ou ainda para os números 3622 7792 e 3622 7794, todos da Defesa Civil. O órgão funciona 24 horas.