Além da Gal Costa, a Prefeitura está realizando a limpeza dos canais de Jaguaribe e do Rio Xangô e, na próxima semana, dará início à limpeza do Canal da Avenida ACM, no trecho entre o entre o Itaigara e o Iguatemi. Desde janeiro, a Prefeitura já fez a limpeza de aproximadamente 70 canais e córregos na capital.
A ação é rotineira, seguindo um cronograma da Sucop e, além colaborar para a redução da ocorrência de alagamentos com a incidência das chuvas, a limpeza de canais também elimina focos de pernilongos, muriçocas e de outros vetores, como ratos, para evitar a leptospirose.
Entretanto, a conscientização da população é indispensável ao sucesso do trabalho de limpeza. "O mais importante é conscientizar a população de não jogar lixo nos canais e entender que a conservação é um trabalho conjunto entre a Prefeitura e a comunidade", explica Benedito Leite, diretor de Manutenção e Conservação da Sucop.
A população deve solicitar diretamente à Prefeitura a realização do serviço, através da ouvidoria da Sucop, pelos telefones 3172-4335 ou 3172-4362. A solicitação pode ser feita também pessoalmente na sede do órgão na Av. Presidente Costa e Silva, no Dique do Tororó.