Salvador

Sábado próximo tem casamento coletivo na Catedral de Salvador

vide
| 17/05/2012 às 19:11

No próximo sábado, 19 de maio, a Catedral Basílica de Salvador acolherá a cerimônia de casamento de 24 casais. Os noivos são da Paróquia dos Santos Cosme e Damião e após uma formação de dois meses eles farão as promessas matrimoniais perante o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Os noivos tiveram uma preparação diferenciada dos casamentos convencionais, porque já moram juntos, tem família constituída, mas não são casados na igreja. A celebração está marcada para as 19h.


O casamento de pessoas que já convivem, mas não receberam o sacramento do matrimônio é chamado de casamento de reparação. A cerimônia segue o ritual tradicional e a diferença está no processo de preparação dos noivos que é mais longo e tem conteúdo diferenciado. A Pastoral Familiar, instância na igreja que reflete sobre os temas ligados a família cristã, fez o acompanhamento dos 24 casais, com momentos de oração e palestras sobre a importância do sacramento.

A motivação para o casamento coletivo veio dos próprios casais que por diferentes motivos não tiveram a oportunidade de casar na Igreja. "Eles sentiam que faltava alguma coisa: a bênção de Deus através da Igreja. Por meio desse sacramento eles reafirmam o valor da família cristã. Homem, mulher e amor formam uma família", afirma padre Josevaldo Carvalho Nascimento, pároco dos Santos Cosme e Damião.


Após 44 anos de convivência, Ana Maria Damasceno não vê a hora de subir ao altar e, ao lado do esposo Gerson Baião Rebouças, receber o Sacramento do Matrimônio. "Eu estou muito contente e o mais bonito é que eu fui escolhida pelo meu marido. Foi ele quem resolveu tudo na Igreja e me fez uma surpresa. O desejo de receber a Eucaristia foi um dos motivos que o levaram a procurar a Pastoral Familiar. A nossa convivência é muito boa, mas tenho certeza de que a partir de agora será melhor ainda", conta Ana Maria.