Terminou sem avanço a nona rodada de negociação da Campanha Salarial dos rodoviários baianos, realizada na última sexta-feira (11) entre representantes da categoria e o Sindicato das empresas de transporte urbano - SETPS. Na próxima terça-feira, dia 15, às 9h, será realizada a última rodada de negociação do calendário estabelecido entre as duas partes.
"Este é último prazo dado pelos trabalhadores. Se até lá não houver uma proposta consistente que possa ser aprovada pelos trabalhadores em assembleia, a greve é a única saída", destaca Hélio Ferreira, diretor tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários.
Também nesta sexta-feira foi publicado pelo Sindicato edital de convocação de assembleia geral de deflagração da greve. A categoria, que já se encontra em "estado de greve", deve aprovar a paralisação na assembleia marcada para quinta-feira, dia 17, nos dois turnos (9h e 15h). O passo seguinte é publicar edital de aviso de greve como exige a lei. A greve deve acontecer da terça-feira (22), para quarta-feira (23).
"Na negociação de ontem ficou claro que os patrões não tem interesse em negociar. Insistem em propostas que retiram direitos, que jamais serão aceitas pelos trabalhadores. Em resumo, eles estão empurrando a categoria para uma greve por tempo indeterminado. Se houver greve a responsabilidade será toda dos empresários", afirma Hélio.