O prefeito Oberdam Rocha decretou situação de emergência no município de Barra do Choça em decorrência da estiagem prolongada que assola a região.
De acordo com o decreto foi ponderada a responsabilidade institucional do Poder Executivo, com a referência às atividades agropecuárias no âmbito do Município de Barra do Choça.
Desse modo foi considerada, dentre outros fatores, a estiagem prolongada ocorrida no período de dezembro de 2011 até a presente data no município, conforme registro oficial do sistema meteorológico do Estado da Bahia (climatempo).
Também se considerou que a quantidade de chuvas foi insuficiente para que as atividades agropecuárias do município pudessem completar seu ciclo, ocasionando grandes perdas nas atividades e produções, em especial as culturas do café e as temporárias.
Outro fator preponderante para a situação de emergência foi o fato da economia municipal ser voltada quase que totalmente para a agropecuária, e que a maior parte da população local sobrevive quase que exclusivamente dessas atividades.
Segundo dados oficiais do governo municipal a seca já se prolonga por quase cinco meses, castigando a população da sede e prejudicando a safra agrícola de pequenos produtores da zona rural.
A situação de emergência se manterá por 90 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Abaixo, cópia do Decreto de Situação de Emergência no município de Barra do Choça.
![]() |