Se o poder público, políticos e sociedade civil de Itabuna viabilizarem o terreno, o Tribunal de Justiça se empenhará para a construção de nova sede do Fórum.
Essa foi a resposta do presidente do TJ, desembargador Mário Alberto Hirs, ao clamor da comitiva que representou Itabuna em audiência realizada na manhã de hoje, intermediada pelo deputado Augusto Castro (PSDB).
Na próxima quinta-feira, 10, uma equipe técnica do Tribunal irá à Itabuna para avaliar alguns terrenos. O desembargador acenou com a possibilidade de lançar a pedra fundamental da nova sede no aniversário da cidade, 28 de julho, caso seja viabilizada a doação com brevidade.
O atual prédio do Fórum Ruy Barbosa foi inaugurado em 1962. Hoje sua estrutura está precária e não oferece acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção. Segundo a vice presidente da OAB de Itabuna, Jurema Cintra, também não dispõe de estacionamento no seu entorno, dificultando o acesso dos cerca de 400 advogados que atuam na cidade ( aí incluídos defensores públicos) e dos 14 juízes, que não dispõem nem mesmo de espaço para arquivar os processos.
O caráter suprapartidário da comitiva deixou o presidente do Tribunal de Justiça satisfeito, por ser um ano eleitoral. Da área política, além do deputado Augusto Castro, participaram da audiência o prefeito de Itabuna, Nilton Azevedo (DEM) e vereador Wenceslau Junior (PCdoB). Da OAB, a vice presidente Jurema Cintra, a secretária Raimunda Oliveira, o tesoureiro Ariovaldo Barbosa e Dinailton Oliveira (ex-presidente da OAB Bahia).
Pelo Grupo de Ação Comunitária - GAC, que integra 55 instituições do município, estavam o presidente Antonio Costa, Washington Cerqueira e César Brandão. A ONG AME Itabuna foi representada por Allah Góes. A presidente da Associação dos Magistrados da Bahia - AMAB, Narti Dantas Weber, também participou da reunião.