O lançamento do primeiro concurso de redação estudantil promovido pela Câmara de Vereadores do município de Itaberaba acontece nesta segunda-feira (7), no espaço cultural da Casa. A cerimônia contará com os autores da proposta, o presidente, vereador Ricardo Pimentel (PRB), junto com os demais membros da mesa diretora do Legislativo local. O objetivo do certame é provocar reflexão dos estudantes relacionando o trabalho do legislativo municipal às melhorias de vida da população, conscientizando os alunos do princípio de que o Poder Legislativo é um instrumento de participação e modificação da realidade social. O concurso é destinado aos alunos regularmente matriculados e frequentes no ensino médio das escolas públicas e particulares de Itaberaba.
De acordo com o primeiro secretário da mesa diretora da Câmara, o vereador Dinho do Fluminense (PMDB), "o concurso é parte da comemoração da instalação da primeira Câmara Municipal em 30 de junho de 1948 há exatos 64 anos, proporcionando aos jovens uma reflexão sobre a importância do Poder Legislativo". O segundo secretário, vereador Dito (PT) ressalta que "a Câmara vem buscando, cada vez mais, aproximar o cidadão do vereador e incentivar a participação dos munícipes no debate político". O presidente Pimentel enumera as atividades realizadas pela Casa. "Na atual gestão foi criado o espaço cultural Donald Amorim, o concurso de fotografia amadora, realizadas diversas Audiências Públicas e Tribunas Livres e o programa Voz do Legislativo que serviram para levar informações ao público e promover a interação entre o legislativo e a comunidade".
Sobre o concurso
Conforme o regulamento, disponível no portal da Câmara na internet (http://www.camara.itaberaba.ba.io.org.br/), destina-se à elaboração de uma redação ou criação de texto sobre o tema "A Importância do Poder Legislativo Para o Crescimento da Cidade". O trabalho deverá ser manuscrito, com no mínimo 25 linhas e no máximo 35 linhas. O aluno deverá preencher a Ficha de Adesão disponível na Câmara Municipal (Avenida Rio Branco, nº 373, telefone 3251.0002) ou na secretaria das escolas e entregá-la junto com o trabalho inscrito impreterivelmente até o dia 31 de maio.
As redações serão avaliadas por uma comissão designada pelo presidente da Câmara, que observará os critérios da pertinência ao tema proposto, originalidade, clareza, concisão, correção gramatical e coesão. O diretor escolar reunirá os trabalhos encaminhados pelos alunos a serem enviados à Câmara Municipal de Itaberaba, que recolherá os trabalhos na Unidade Escolar, de acordo com agendamento prévio.
Os autores dos três trabalhos vencedores receberão prêmios atribuídos pela Câmara Municipal mediante patrocínio do comércio local e pessoas interessadas no desenvolvimento da cultura. Os vencedores serão agraciados na seguinte ordem: 1° colocado um Netbook, 2° colocado, uma Máquina Fotográfica Digital e 3° colocado um Celular.