Salvador

Alagoinhas: Prefeitura assina convênio para oficina artesanato mineral

vide
| 06/05/2012 às 09:41
Prefeito Paulo Cesar na CBPM
Foto: DIV
Qualificação profissional e inclusão social. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social - SEMAS assinou na última quinta-feira, 03, um convênio que vai proporcionar a comunidade da zona rural um programa para confecção de artesanato com pedras de minério. Essa ação faz parte de uma parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - CBPM ligada a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado.
 Inicialmente, o Programa de Inclusão Social da Mineração - PRISMA irá atender a 20 pessoas da comunidade da Conceição no Riacho da Guia. Os participantes tem que ter entre 17 a 80 anos, o curso tem duração de 8 meses e será realizado de segunda a sexta das 8h às 17h. O objetivo é que a partir do oitavo mês, duas pessoas sejam preparadas para atuar como monitores e dar continuidade ao programa. Além disso, os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00.
 De acordo com a Secretária de Assistência Social, Tatiana Andrade programas como esse são um marco na vida das pessoas. Além de gerar emprego e renda eles servem para formar os cidadãos a desenvolver técnicas de auto-sustentabilidade. "O objetivo do programa é gerar emprego, renda e aprendizagem. Após os oito meses de curso serão formados dois monitores da comunidade que darão continuidade ao programa", ressaltou.
O Programa acontecerá em uma escola a ser definida no distrito de Riacho da Guia, a CBPM vai realizar obras de requalificação na escola. Até 2011 já foram mais 170 ações em todo a Bahia, beneficiando diariamente mais de 8 mil artesãos.