A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa) iniciou, no final de abril, a operação de uma nova elevatória, na BR-135, na saída para São Desidério, e trocou uma bomba no bairro da Boa Sorte, como forma de aumentar em 25% a vazão da água para o povoado da Baraúna, distante 5 km do centro de Barreiras, na região Oeste. Por causa da topografia acidentada, também foram realizadas intervenções na rede de distribuição de água na localidade.
Com a substituição de 600 metros da rede com diâmetro de 100 para 200 milimetros, a Embasa também investiu R$ 35 mil para incrementar a oferta de água nos bairros Alphaville, Bandeirantes, Jardim Ouro Branco, Loteamento Flamengo, Novo Horizonte e Serra do Mimo, onde habitam cerca de 7 mil moradores.
Segundo o gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, estes investimentos melhoram tanto a vazão da água na rede - levando um maior volume de água para os imóveis em menos tempo, principalmente nos pontos mais altos e distantes dos reservatórios -, como permite que a empresa atenda com qualidade e regularidade aos 10,5 mil novos usuários acrescidos no ano passado em seu sistema de abastecimento. Somente em 2011, houve um crescimento de 7,5% no número de ligações no município.