Salvador

PLANALTINO BUSCA ÁGUA NO SUBSOLO PARA REDUZIR EFEITOS PROLONGADA SECA

vide
| 29/04/2012 às 10:50
Entorno da Barragem da Esperança com fio d'água e obras complementares
Foto: aSCOM
 O município de Planaltino, localizado no Vale do Jiquiriçá, a cerca de 120 km de Jequié, vive a pior seca de sua história. A administração do município, em união de esforços com Governo Estadual através da Casa Civil e SEDUR por intermédio da CERB e Embasa, realizou a perfuração de 7 poços artesianos, dos quais 4 destes com água potável a 800 metros de distância da estação de captação do sistema com vazão total de 36.000 litros/hora.

  A Embasa processará a exploração dos poços operando 15 horas por dia, fornecendo a população da sede do município e do povoado de Campinhos um total de 540.000 litros por dia, quantidade suficiente para tranquilizar a situação de emergência do município. 
 
   A Prefeitura também está promovendo em parceria com a Embasa, pela primeira vez depois da construção da Barragem Nova Esperança, a limpeza do entorno e do leito da Barragem.

   Paralelamente a limpeza, deverá se iniciar a construção da adutora com 1,2 km para interligação entre os poços e a captação principal. Segundo informação da Embasa será iniciado a partir do dia 4 de maio a construção de 22 km de adutora de dois poços artesianos com vazão de 45.000 litros/hora da Fazenda Baixa Funda, Maracás, para reforçar o sistema integrado de abastecimento de água de Campinhos e sede da cidade.

  Soma se ainda a esses esforços, a parceria do município com a Defesa Civil Estadual, para a limpeza de aguadas públicas e oferta de água com carros pipas nos Distritos e Povoados.