Salvador

OBRAS DO RIO CAMAÇARI CORTAM 95 ÁRVORES E REDUZ HORTO PELA METADE

vide
| 29/04/2012 às 10:10
Árvores já estão sinalizadas e serão derrubadas pelas picaretas do progresso
Foto: Camaçari Agora

O Horto Florestal de Camaçari vai perder 95 das suas 230 árvores para dar lugar a uma pista de veículos e  equipamentos públicos de lazer. Pelo projeto de revitalização e urbanização do Rio Camaçari, o horto sofrerá um corte  de aproximadamente 10 mil metros quadrados de sua área total de 40 mil metros quadrados. Lançada em janeiro deste ano, com a presença da presidente Dilma Rousseff, em Camaçari,  a obra de R$ 300 milhões prevê a ocupação de 20 metros de cada margem do rio.


O projeto, que originalmente previa o corte de 128 árvores, conforme documentou o Camaçari Agora (veja fotos abaixo), foi modificado pela prefeitura. Segundo a coordenadora de Manutenção e Conservação de Áreas Verdes da  Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Marinalva Cruz, a reavaliação permitiiu a preservação de 33 espécies. Além das 33 árvores previstas inicialmente e que deixarão de ser erradicadas, a prefeitura  garante que até 40% das 95 marcadas para corte poderão ser transplantadas para outra área do horto.


Para o secretário de Desenvolvimento Urbano da prefeitura, José Cupertino,  o  corte das árvores é necessário e será compensado com o plantio de 3 mil  mudas em toda a extensão do projeto de 14 quilômetros na faixa  do rio que corta a cidade. Garante que a cidade também ganha novas áreas de lazer e uma condição de  urbanização melhor.


Criado em 1976, o Horto de Camaçari vem perdendo área para invasores particulares e até para o poder público. Da sua dimensão original, estimada em cerca de 80 mil metros quadrados, o centro de preservação botânico viu  seus limites  serem reduzidos nas últimas 3 décadas, com a  construção de casas e equipamentos públicos. 


O projeto do antigo Parque Central, criado na década de 1970 para preservar as matas ciliares do rio Camaçari,  terminou sendo desrespeitado pelos próprios gestores municipais. O Colégio Maria José de Matos, o conjunto de quadras e estacionamento da rua do Telégrafo, a vizinha Casa da Criança e do Adolescente e o Clube Arsenal, formam a lista de ocupantes da antiga área do horto. Localizado na margem esquerda do rio, o Arsenal está no projeto e terá  parte de sua área reduzida.


(Camaçari Agora - Texto: João Leite)