Salvador

Polícia Civil presta homenagem à Prefeitura pelo programa Banho de Luz

vide
| 27/04/2012 às 21:06
Delegado chefe entrega placa a Raimundo Silva, da Prefeitura do Salvador
Foto: Antonio Queirós

Com a implantação de um moderno sistema de iluminação nas ruas de Salvador, o programa Banho de Luz vem contribuindo para a segurança da população e provocando novo impacto visual na cidade. Em reconhecimento à ação, a Prefeitura Municipal foi uma das homenageadas nesta sexta-feira (27), pela Polícia Civil da Bahia, na sede da instituição, na Praça da Piedade.

Na cerimônia, realizada em comemoração a Tiradentes, patrono da instituição, são homenageados os policiais civis que tiveram destaque durante o ano, além de autoridades que prestam serviço em parceria com a instituição. No evento, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, ressaltou a parceria junto à Prefeitura na garantia da segurança.


 "A ação é de extrema importância para a população, é um caminho que tem dado certo para ajudar no combate à violência. É notório ver que, nos locais onde há grande iluminação, também há queda do índice de crimes. Outras ações municipais, como limpeza e recuperação do asfalto, também contribuíram para a implantação das Bases Comunitárias de Segurança na cidade", pontuou o secretário.

A diretora do Departamento de Polícia Metropolitana da Polícia Civil (Depom), Heloísa Brito, também ressaltou a parceria entre a Prefeitura e a Segurança Pública. "É importante manter essa ação, não só nas ruas e logradouros públicos, como também na parte externa das Unidades Territoriais, cobertas pela polícia", ressaltou. Para o coronel da PM, Gilson Santiago, a iluminação se insere no conceito de ordem pública. "É um dos equipamentos principais no combate à violência", explicou.

A placa comemorativa foi entregue ao coordenador de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Raimundo Silva. "É o fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido nas comunidades, principalmente nas unidades onde foram instaladas as Bases Comunitárias. As ações de melhoria de iluminação nesses bairros vêm auxiliando no combate à violência", ressaltou Silva, agradecendo também em nome da equipe da Sesp e da Prefeitura de Salvador pela homenagem recebida.


Benefícios

Desde 2005, o programa Banho de Luz tem como objetivo melhorar e modernizar a iluminação pública em toda a cidade. Nesse período, foram instalados, modernizados e ampliados mais de 35 mil pontos de luz. A ação promoveu melhorias em grandes avenidas e bairros de Salvador. Dentre os destaques estão as avenidas Suburbana, Magalhães Neto, Barros Reis, Centenário, Gal Costa, Tancredo Neves, Otávio Mangabeira, Sabino Silva, Chame-Chame, Pinto de Aguiar e Garibaldi, que receberam lâmpadas brancas e mais potentes com 400w.

Os postes de concreto foram substituídos por metálicos (aço galvanizado), mais resistentes, que podem ser reciclados e reutilizados em caso de danos provocados por acidentes. Foram ainda beneficiadas pelo programa 661 praças públicas e 14 praias da região do Subúrbio.

            No quesito iluminação cênica, os destaques são para a Orla Atlântica, incluindo o Farol e o Porto da Barra, Jardim de Alah, Itapuã, além do bambuzal do Aeroporto Luis Eduardo Magalhães e a Avenida 7 de Setembro, no trecho do Corredor da Vitória. Ali foram instalados 77 projetores, sendo 70 nas árvores, com potência de 150w, e sete distribuídos pelas calçadas do local, com potência de 400w. Já no trecho do Aeroporto, foram instalados 364 projetores de 150w e 91 pontos de 250w, totalizando 455 pontos novos nessa região. 

            Nos projetos de iluminação pública especial são usadas modernas luminárias, do tipo cutoff, mais eficientes. Os postes utilizados têm altura de 14 metros e trazem quatro pétalas, com lâmpadas de 400 watts de potência a vapor de sódio. Com a utilização dessas lâmpadas, a Prefeitura faz uma economia de 20% no consumo. As lâmpadas a vapor de sódio não causam reflexo em dias de chuva, não atraem insetos, melhoram a qualidade da iluminação, têm mais durabilidade (20 mil horas) e fiação subterrânea.