Em sessão solene, a Câmara Municipal de Salvador outorgou ao arquiteto e presidente do Hospital Espanhol, Demétrio Moreira Garcia, a Medalha Thomé de Souza, uma das mais importantes honrarias da Casa Legislativa da capital baiana. A homenagem foi requerida pelo vereador Alan Castro (PTN). O vereador Pastor Luciano (PMN) dirigiu a sessão ocorrida no Plenário Cosme de Farias.
A irmandade entre o Brasil e a Espanha, as realizações de Demétrio Moreira na área de arquitetura e o trabalho deste como gestor do Hospital Espanhol foram pontos destacados pelo vereador Alan Castro no discurso de apresentação do homenageado.
"A cidade de Salvador tem a satisfação de render-lhe esta homenagem", destacou o vereador Alan Castro, acrescentando que Demétrio Moreira realiza destacada missão à frente de um hospital que "é excelência em neurologia e cardiologia".
Agradecimento
"Com certeza, a emoção vai ganhar de mim", confessou Demétrio Moreira, após receber a honraria das mãos do amigo Manolo Antas Fraga e do vereador Alan Castro. Sintético no discurso de agradecimento, lembrou a migração dos pais espanhóis, Jesus Moreira Martinez e Elisalda Garcia Lorenzo, e a chegada no Brasil em 1932. "Agradeço a Deus por ter nascido nesta cidade", salientou.
Os avanços tecnológicos do Hospital Espanhol também foram destacados pelo homenageado. Encerrou o discurso dizendo que "a medalha pertence a toda a colônia espanhola e ficará guardada no Hospital Espanhol".
Vereadores
Os vereadores Alemão (PRP), Dr. Pitangueira (PSD), Everaldo Bispo (PMDB), Jorge Jambeiro (PP) e Sandoval Guimarães (PMDB) e o ex-vereador Antônio Lima assistiram à sessão de outorga da medalha. O grupo folclórico galego "As Meigas e os Celtas" fez apresentação musical.
Participaram da mesa de trabalho, representando a colônia espanhola em Salvador e órgãos municipais e estaduais, Claudelino Miranda, Plácido Faria, Manuel Antas, Santiago Campos, André Preza, José Rivas e Marcelo Moncôrvo.