A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) já concluiu a reforma na parte elétrica e mecânica dos bondinhos que compõem o Plano Inclinado Gonçalves. No momento, o órgão promove reparos na chaparia, seguidos de pintura externa do ascensor.
Para a segurança da população, o equipamento ainda não foi liberado para voltar a funcionar, devido a uma fissura na casa de máquinas, provocada por um problema estrutural no imóvel vizinho. A situação demandou mais tempo e cuidado na reforma.
Devido ao elevado valor da obra, não foi possível iniciá-la com dispensa de licitação, o que provocou o atraso no prazo estabelecido anteriormente. Ainda neste mês de abril, com a finalização do processo licitatório que prevê o reforço estrutural da casa de máquina, a Transalvador vai assinar a ordem de serviço para início das obras. A empresa vencedora da concorrência terá cinco meses para executar o serviço e entregar o ascensor em pleno funcionamento