Com o saldo de 52 apreensões, 64 autos de infração e 36 notificações, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) encerrou as ações de combate à poluição sonora no final de semana em Salvador. De sexta-feira (13) a domingo (15), a equipe da autarquia esteve em 26 localidades com o objetivo de fazer cumprir a Lei Municipal n° 5.354/98, que estabelece os limites sonoros de 70 decibéis das 7h às 22h e de 60 decibéis das 22h às 7h.
Durante as aferições realizadas no domingo, em Periperi, os prepostos da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip) registraram 105,4 decibéis emitidos pela fonte eletroacústica de um veículo. O proprietário do automóvel foi multado e teve os aparelhos sonoros apreendidos. Procedimentos semelhantes foram adotados para punir outro condutor, cujo equipamento sonoro emitia 98 decibéis, em Fazenda Grande.
As operações desenvolvidas pela Sucom tiveram o apoio das seguintes Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs): 2ª, 3ª, 31ª e 37ª. Houve também a participação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Calabar, Comando de Policiamento Regional da Capital - Baía de Todos os Santos (CPRC-BTS), 5ª Delegacia de Polícia Civil, Rondesp Central e Sesp.
Para denunciar a atuação de poluidores sonoros, o cidadão pode ligar para o telefone (71) 2201-6660. O atendimento funciona 24h.