O prefeito João Henrique viaja para Luanda, capital de Angola, em maio, para assinar Protocolo de Irmamento de Cidades.
O convite foi realizado na manhã desta sexta-feira, 13, no Palácio Thomé de Souza, pelo presidente da Comissão Administrativa de Luanda, José Tavares Ferreira. João Henrique será o primeiro prefeito do município a visitar oficialmente a capital angolana. Segundo o prefeito, a visita e a assinatura do termo representam um ato de resgate histórico e construção do futuro.
"Temos muita coisa a aprender com Luanda e muita coisa a apresentar também. As nossas cidades são muito parecidas nos aspectos culturais e sociais, sem falar que Luanda passa por um processo de modernização semelhante ao nosso, aqui em Salvador", enfatizou João Henrique. O presidente visitante falou de aspectos atuais de Luanda como o êxodo rural, crescimento do mercado imobiliário, ampliação do sistema de mobilidade e a comparou à capital baiana.
"Nossa cidade é muito parecida com Salvador tanto em aspectos geográficos, quanto em aspectos culturais", atestou o presidente José Tavares Ferreira. Com a assinatura do protocolo, as cidades passam a trocar experiências de gestão, o que possibilita a adaptação de ações positivas e resoluções de problemas entre as cidades.
Luanda é a capital e maior cidade de Angola. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é também o principal porto e centro económico do país. Constitui um município subdividido em 13 distritos urbanos e é também a capital da província homónima.
Fundada em 25 de janeiro de 1576 pelo fidalgo e explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de São Paulo da Assunção de Loanda, conta com uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes, o que a torna a terceira maior cidade lusófona do mundo, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.