Salvador

Shopping Barra no combate à dengue promove palestra na quinta

vide
| 09/04/2012 às 11:21

Preocupados com a saúde e bem-estar de seus clientes e como forma de conscientizar a população para o enfretamento da dengue, o Shopping Barra irá sediar na próxima quinta-feira, dia 12 de abril, a palestra sobre a importância do trabalho socioeducativo nos bairros vizinhos ao Shopping sobre o combate à epidemia.

Realizado pelo Grupo de Mobilização Social para Controle e Prevenção da Dengue, a palestra de prevenção da doença é voltada para os agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e sociedade civil. O evento gratuito acontecerá no Cine Barra, no piso L1 Oeste, das 9h às 12h.

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde apontam que desde o início do ano, os soteropolitanos estão sofrendo com os casos de dengue. De janeiro a março, foram registradas 1.006 ocorrências contra 471 no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 113%.


A dengue

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, se reproduz em qualquer lugar que houver água parada ou pouco poluída. A conscientização da população e a tomada de medidas de contenção da propagação do mosquito são de fundamental importância para redução e, quem sabe, a erradicação desta doença no Brasil.

Medidas de Combate

- Não deixar água parada em pneus fora de uso nem acumulada sobre a loje de casa. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

- As piscinas devem ter tratamento com cloro (sempre na quantidade recomendada

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo.

- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.