Trata-se da encenação dos textos bíblicos utilizados nas celebrações católicas da páscoa onde são relembrados momentos da vida de Jesus Cristo, vividos há mais de dois mil anos.
Praticamente cada família tem alguém participando do teatro religioso a céu aberto, onde estão presentes os personagens clássicos da tradição da Semana Santa, todos devidamente caracterizados e com sua fala na ponta da língua. Entre os atos há também muitas orações e canções próprias da liturgia religiosa.
Para a comunidade é uma período muito aguardado inclusive por ex-moradores que aproveitam para encontrar seus familiares e acabam também participando demonstrando, como todos, o mais sincero respeito expressado num silêncio absoluto.
O vice-prefeito do município, Jairo Monteiro, juntamente ao presidente da Câmara de Vereadores, Elias Brasil, que são naturais do local, participaram com igual fervor.
Ouvidos pela Folha Pombalense, ambos comentaram sobre a importância e significado da movimentação para os moradores da comunidade, segundo eles é o único local no município que mantêm esse tipo de manifestação e que há uma mistura de religiosidade e cultura. "A Prefeitura pode perfeitamente contribuir com iniciativas como essa, é uma manifestação onde todos se envolvem desde as crianças até os mais velhos", disse Jairo.(FP)