Carregando folhas de palmeiras nas mãos, como é tradição, católicos de várias partes da cidade se uniram, na manhã deste domingo (1º), para a Caminhada de Ramos. O evento marca o início das comemorações da Semana Santa. Segundo informações da Arquidiocese, cerca de 80 mil pessoas participaram do evento.
Os devotos rezaram, fizeram pedidos e cantaram músicas como o "Canto de Jesus é o rei", canção que marcou o início e o final da celebração. Três trios elétricos animaram o evento.
A celebração, que teve início às 8h, no Campo Grande, foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Os fiéis seguiram em procissão até a Praça Municipal, onde a celebração da missa teve continuidade. "A vocação da igreja é levar a alegria para o mundo", disse o religioso.
Com os pés descalços, a dona de casa, Maria Nascimento, de 76 anos, agradeceu a vida e fez pedidos durante a Caminhada de Ramos.
Trânsito - Por conta da caminhada, diversas ruas do Centro da cidade foram interditadas. O tráfego foi alterado de 7h às 12h deste domingo na Rua Chile, no trecho entre a Ladeira da Praça e a Rua do Tira-Chapéu.
O trânsito também foi bloqueado no Largo do Campo Grande, Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro e Praça Castro Alves. Os condutores que seguem para a Rua da Misericórdia têm como opção de tráfego acessar a Ladeira da Praça.
A fé e religiosidade foram reveladas antes mesmo do início da celebração, quando crianças, jovens, adultos e idosos percorreram em procissão ruas e avenidas da cidade, levando nas mãos ramos verdes simbolizando a entrada de Cristo em Jerusalém.
O prefeito Tarcízio Pimenta participou da missa, acompanhado do secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles e pelo superintendente de Trânsito, Denílson Santiago. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano dom Itamar Vian, que lembrou a importância do Domingo de Ramos para a comunidade católica. "Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, porque estamos celebrando a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Começamos hoje a semana mais importante do ano, que é a Semana Santa", ressaltou.
Dom Itamar destacou, ainda, que o Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. "Assim como Ele foi recebido em Jerusalém, com muita festa e alegria, hoje também estamos permitindo a entrada d'Ele novamente em Feira de Santana, porque estamos o acolhendo em nossos corações. Estes ramos verdes simbolizam vida, esperança, vitória e antes que eles murchem celebraremos a Páscoa", afirmou.
As procissões foram realizadas por 14 paróquias da Arquidiocese de Feira de Santana, que partiram de várias regiões da cidade, com os fiéis cantando louvores e erguendo ramos de palmeira durante todo o percurso. Para a aposentada Maria de Lourdes Silva, da Paróquia Senhor do Bonfim, participar da procissão e missa campal é um dever. "Cresci prestigiando as celebrações da Semana Santa e só tenho alcançado graças. Muitas promessas de Deus estão se cumprindo na minha família, por isso não posso deixar de participar", revelou