Salvador

São Francisco do Conde comemora 74 anos de emancipação política

vide
| 30/03/2012 às 20:21

O município de São Francisco do Conde está comemorando 74 anos de emancipação política. A cidade teve um dia de festa nesta sexta-feira (30), iniciado desde a manhã com uma série de atividades. A prefeita Rilza Valentin abriu as comemorações com o hasteamento das bandeiras, que teve as presenças dos deputados Rosemberg Pinto, estadual, e Luiz Alberto, federal, ambos do PT. Logo depois foi realizado um desfile cívico com a participação da comunidade e das escolas públicas da cidade.

Para Rosemberg, que é presidente do diretório municipal do PT na cidade, a cidade tem hoje outro perfil com a administração de Rilza. "São Francisco do Conde viveu o paradigma de cidade rica com população pobre. Essa situação está mudando com uma série de serviços voltados para a comunidade. São novas escolas, praças, saneamento e moradia. A cidade hoje tem outro aspecto, é um canteiro de obras, e vejo também a população mais feliz".

O ponto alto das comemorações acontece na orla marítima da cidade, com os shows da banda mineira Skank e de Magary Lord - cantor revelação do carnaval de Salvador 2012. A estimativa de público é de 20 mil pessoas.


Já no sábado, 31, às 16 horas, será realizado o 3º Circuito de Corrida Rústica de São Francisco do Conde - Etapa 1: Corrida da Emancipação 2012.  A 5ª edição dos Jogos de Verão - Edição 2012 também faz parte da programação. Durante todo o mês de março, a população sanfranciscana foi presenteada com diversas ações. A Prefeitura lançou o Programa Viver com Saúde que identificou problemas de visão nos munícipes, através da realização de mais de sete mil consultas e 1.500 cirurgias de catarata.


A previsão é que cerca de 800 óculos sejam entregues aos participantes da ação. Além disso, o PSF da Baixa Fria e o Centro de Reabilitação e Convivência Espaço Viver, que oferece gratuitamente a população amplo atendimento nas áreas de fisioterapia e reabilitação, foram inaugurados. A ordem de serviço para a construção de 60 casas na Baixa Fria, que irão beneficiar as famílias que vivem na localidade de Dom João também foi assinada.