A Cidade do Saber nega que os músicos da Orquestra Sinfônica de Camaçari estejam sem receber remuneração ou que ficaram sem o pagamento de janeiro, como denunciou o Camaçari Agora.
Em nota enviada no final da tarde de quarta-feira (28/3), ao site, a instituição assegura que os 45 profissionais não recebem "salário" e sim um "pagamento mensal". Informa que pela "relação de trabalho", os músicos são "prestadores de serviço da Instituição" e remunerados "de acordo com banco de horas trabalhadas".
A Cidade do Saber também garante que não houve pagamento em janeiro, por se tratar de " mês de férias coletivas da Cidade do Saber e de férias escolares", período em que, segundo a instituição, "os músicos não realizaram atividades, nem relacionadas à Orquestra (ensaios e concerto), nem às aulas nas escolas."
Infelizmente, o que a Nota (veja a íntegra abaixo) não esclarece é que os músicos teriam direito ao pagamento até o dia 20, quando vence o prazo para o pagamento mensal. O documento da Cidade do Saber também não reconhece como "atividade", os ensaios e a elogiada apresentação do Hino Nacional e do clássico "Baixa do Sapateiro", durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Camaçari, dia 30 de janeiro. A visita, amplamente divulgada por toda a imprensa, ganhou destaque no site da prefeitura de Camaçari.
Sobre o trabalho de Iniciação Musical, a Cidade do Saber garante que o projeto começou no 2º segundo semestre do ano passado, "com aulas teóricas, de acordo com o planejamento pedagógico da iniciativa, que prevê esta introdução musical para os participantes, imprescindível para a execução da etapa prática". Músicos ouvidos pelo Camaçari Agora garantem que as aulas deveriam começar com instrumentos musicais, mas atrasos na aquisição dos equipamentos obrigou a adaptação da metodologia. (Texto: João Leite, Camaçari Agora)