Um protesto causou a ocupação da Prefeitura de Feira de Santana a cerca de 110 quilômetros de Salvador. A tomada do Paço Municipal ocorreu por volta das 9h00 da manhã desta quarta-feira (28) por moradores da Ocupação Chico Pinto situada no Bairro Aviário.
O protesto foi organizado pelo Movimento de Lutas nos Bairros (MLB) em reivindicação a liberação de um terreno por parte da Prefeitura de Feira de Santana para centenas de Sem-teto.
Protestantes entraram no local com faixas, cartazes e tambores. Dez minutos após a ocupação houve confronto entre Guarda Municipal e os protestantes. A situação é tensa no local e há relatos de agressões. Há crianças no local.
Três anos de espera
"Desde fevereiro de 2009 que a gente luta pra conseguir essas casas. As pessoas moram há mais de três anos em barracos, enfrentando sol, chuva e toda espécie de dificuldade", diz Segundo Jader Dourado, do MLB, que alega que desde o dia 30 de fevereiro deste ano houve promessa de resolução, mas até o momento não há solução.
"Daqui a pouco acaba atual gestão e o problema não é resolvido", declarou Jader. Segundo ele, há o projeto todo pronto e só necessita da apreciação da prefeitura.
O projeto de infraestrutura urbana e construção de imóveis na área da ocupação foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo coordenador do MLB e segundo informação da prefeitura, estudos técnicos para a regularização fundiária foram solicitados.
O processo é requisito básico para a implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida na localidade, beneficiando as 200 famílias que já ocupam a área. A ocupação completou três anos no último dia 7 de fevereiro. O pré-projeto já foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município.
Segundo Jader Dourado, após a regularização da área, o MLB levará o projeto de construção das casas ao Ministério das Cidades para que seja executado através do Programa Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido em parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal.