Salvador

Grito da Água leva para a rua preocupação com futuro do planeta

vie
| 21/03/2012 às 14:08

A preocupação com o futuro do planeta, especialmente diante da escassez da água e a degradação dos mananciais hídricos, a exigência de saneamento para todos, sem privatização e sem Parcerias Público-Privada (PPP's), além da revitalização do Rio São Francisco e contra o projeto de instalação de uma usina nuclear na Bahia, serão algumas das bandeiras que diversas entidades levarão para as ruas de Salvador no "XII Grito da Água", nesta quinta, 22 de março, para celebrar nesta data a passagem do Dia Mundial, Estadual e Municipal da Água.

O evento é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (Sindae).


É a maior caminhada a celebrar a data no continente americano e todos os anos arrasta milhares de pessoas no centro da capital baiana. Haverá trio elétrico, bandas de percussão e sopro, bonecos, faixas, cartazes e muitas alegorias. Será uma alegre caminhada animada por uma banda de forró. Diversas escolas e dezenas de entidades e organizações estão apoiando o evento.


Cerca de 1,1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso adequado à água potável, conforme relatório da Organização das Nações Unidas. No Brasil, o saneamento também é um problema grave: são cerca de 45 milhões de pessoas sem acesso à água tratada e cerca de 83 milhões sem contar com rede de esgotamento sanitário. Em Salvador cerca de 60 mil pessoas estão sem abastecimento de água. É importante salientar que a falta de saneamento ambiental (abastecimento de água, rede de esgoto e coleta de lixo) é responsável por 60% das internações hospitalares no mundo.


Um maior número de pessoas pode ficar excluída dos serviços, pois a privatização dos serviços de saneamento continua avançando no país, inclusive de modo disfarçado, através das Parcerias Público-Privadas, pelas quais o governo banca o investimento e o empresário apura o lucro. As chamadas PPP's são alvo de uma campanha nacional conduzida pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU-CUT).