A associação dos fruticultores dos perímetros irrigados de Curaçá, Maniçoba, Mandacaru e Tourão, região norte do estado, solicitaram a intervenção do deputado estadual Marcelino Galo (PT) - entre o Banco do Nordeste (BNB) e os produtores -, para resolver a problemática do endividamento rural, iniciado há alguns anos e agravado em 2011 com a intensificação dos processos de cobrança judicial dos débitos. "A fruticultura destes municípios é de extrema importância para a economia agrícola da Bahia, pois gera cerca de 240 mil empregos diretos e indiretos", ressalta o deputado.
No último dia 2 de março, em uma reunião com representantes do BNB, os produtores apresentaram algumas propostas emergenciais, entre elas, a suspensão por 120 dias de todos os processos de execuções do BNB no Vale do São Francisco, independente do valor ou data da contratação, e o não encaminhamento do mutuário às instituições de restrição como Serasa e SPC.
O assunto fez parte do discurso do parlamentar no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última semana, e também será encaminhado para debate na Comissão de Agricultura e Política Rural, nesta terça-feira (20). "É importante lembrar que essa pauta já está no Congresso Nacional e, com certeza, os parlamentares vão buscar alternativas para solucionar essa crise da fruticultura", finaliza Galo.