De 13 de abril a 13 de maio, Salvador receberá a 5ª edição do Comida di Buteco 2012, conhecido como o maior concurso gastronômico de botecos do país. Somente na capital baiana, 30 bares irão participar da disputa com 30 tira-gostos inéditos, criados especialmente para a ocasião. Os petiscos devem ser preparados com ingredientes regionais para reforçar a missão do evento que é resgatar e valorizar a culinária de raiz.
Neste ano, o Comida di Buteco acontecerá simultaneamente em 15 cidades do país - Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Ipatinga (MG), Poços de Caldas (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO). Em junho será a vez da cidade de São Paulo, que receberá o evento pela primeira vez. Ao todo, 379 botecos irão disputar o prêmio em todo o Brasil.
O Comida di Buteco está completando 12 anos superando as expectativas a cada edição. Somente no ano passado, os botecos de todo o Brasil receberam um público total de 2,3 milhões de pessoas. Este número consolida o concurso mostrando a receptividade e a aderência do público ao evento. Com a grande movimentação nos botecos participantes, a edição de 2011 vendeu mais de 260 mil tira-gostos e passou a marca dos 320 mil votos.
Idealizado pelo gastrônomo Eduardo Maya, o concurso estimula, sobretudo, a valorização dos ingredientes regionais e a criatividade para a elaboração dos pratos. Para escolher os botecos que irão participar do concurso e buscar novas inspirações, Maya que é estudioso da cultura e culinária de raiz, percorre mais de mil estabelecimentos no Brasil e no mundo, por ano. Atualmente, o especialista em botecos mantém o "Centro Culinário", escola e espaço de pesquisa, onde procura passar aos seus alunos, não apenas receitas, mas toda a cultura envolvendo os temas em questão. "Hoje tenho alunos que são desde chefes e donos de restaurantes até pessoas que admiram o tema como um hobbie", orgulha-se.
A votação - Escolher os melhores botecos do Brasil não é tarefa fácil, pois vários critérios devem ser observados no momento da votação. Vale lembrar que o concurso é decidido com os votos do público e de uma comissão de jurados, conhecedores de gastronomia. Além do sabor do tira-gosto, outros itens como o atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida também devem ser avaliados. Para votar, basta visitar os botecos participantes, provar os pratos inscritos no concurso e solicitar a cédula de votação. Todas as perguntas devem ser respondidas para que o voto seja validado e aí é só colocar na urna do boteco.
"O Comida di Buteco acaba sendo um catalisador da cadeia produtiva das cidades onde é realizado, uma vez que o concurso estimula a geração de empregos diretos e cria um circuito urbano que integra as várias regiões do município e classes sociais. Os donos dos estabelecimentos são estimulados pelo concurso a sempre aperfeiçoar seus serviços através da atenção ao atendimento, à higiene do local, à qualidade dos pratos oferecidos e à criatividade na elaboração de seus cardápios. Isso tem nos feito assistir, nestes quase 12 anos, a transformação de pequenos estabelecimentos em ‘negócios', geradores de emprego e renda que, com o mesmo impacto da transformação culinária, refletem uma transformação socioeconômica e a geração de sustentabilidade no setor", afirma Maria Eulália Araújo, realizadora do concurso.
Sobre o Comida di Buteco
A história do Comida di Buteco começou em 1999, quando Eduardo Maya - então produtor e apresentador do programa "Momento Gourmet", da extinta Rádio Geraes FM - apresentou a emissora a proposta de um concurso que elegesse o melhor tira-gosto de boteco de Belo Horizonte. A ideia logo ganhou a adesão de João Guimarães - proprietário da emissora - e de Maria Eulália Araújo - diretora-executiva da rádio - que, imediatamente, sugeriu o nome do evento.
A primeira edição aconteceu no ano seguinte (2000), com apenas dez botecos participantes. O resultado foi melhor que o esperado, com sucesso de público e crítica. O Comida di Buteco só cresceu mesmo com o fim da Rádio Geraes FM, em 2005, se tornando uma empresa independente.
A cada ano, mais e mais pessoas se envolviam no concurso, transformando o Comida di Buteco em referência nacional. Em 2008, o concurso entrou no conceituado Guia 4 Rodas da Editora Abril e passou a ser realizado em diversas cidades do interior de Minas Gerais e em outros estados. Neste ano também, dois novos sócios se uniram ao projeto: Ronaldo Perri e Flávia Rocha, com a missão de expandir o conceito a outras praças.
O evento é totalmente viabilizado com o investimento de patrocinadores e em Salvador conta com os seguintes parceiros: Pepsi, Hellmann´s, Doritos e Azeite Gallo. Além do apoio da Bahiatursa, Ebal/Cesta do Povo, Amendoim Pepsico, Ultragaz, Viação São Geraldo, Philip Morris, Hotel Golden Park, Abrasel, Sebrae, Senac e Vox Populi.