Salvador

ITABUNA LOUVA SÃO JOSÉ NA SEGUNDA E SERTÃO ORA AOS CÉUS POR CHUVAS

vide
| 17/03/2012 às 19:00
Dom Ceslau Stanula, arcebispo local, na festa de 2011
Foto: Vinicius Borges
  (Por Erivaldo Bomfim)

 

       A julgar pelo incansável e números fiéis que tem acorrido à Catedral para participar do novenário em preparação à festa do padroeiro da Cidade e da Diocese de Itabuna, desde o último dia 10 de março, a Solenidade do Dia de São José, que transcorre nesta segunda-feira (19), se constituirá em mais uma grande manifestação de fé protagonizada pela comunidade católica grapiúna.

        Considerada como uma das mais tradicionais no âmbito religioso do Sul da Bahia, a Festa de São José de Itabuna já ultrapassa mais de um século e foi iniciada antes mesmo da elevação da Vila de Tabocas à categoria de cidade. A devoção ao santo foi herdada dos desbravadores sergipanos que chegaram à região ainda na segunda metade do século XIX.


Neste ano de 2012, a comissão organizadora escolheu para reflexão dos fiéis na Festa de São José o tema central "Jesus Cristo Nossa Razão de Ser", com base nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, definidas pela CNBB para o período de 2011-2015.


Iniciadas no sábado, 10 de março, com a participação das paróquias São Judas Tadeu e Nossa Senhora das Vitórias, o novenário têm reunido milhares de fiéis das demais paróquias da cidade, além de padres, religiosas e agentes de pastorais da diocese. Para o sábado (17), está programada a participação da Paróquia de Santa Rita de Cássia, com os Frades Capuchinhos. O encerramento da novena, no domingo (18), será marcado pela Solene Concelebração Eucarística do 19º aniversário de Dedicação da Igreja Catedral, presidida pelo bispo diocesano Dom Ceslau Stanula.


        19 de Março


         De acordo com o pároco da Catedral, Moizés de Souza, para o Dia de São José está programada uma alvorada festiva, com repicar dos sinos e queima de fogos, às 5h. Os atos litúrgicos da festa do padroeiro, que começaram às 7h com a Missa Festiva, terá seu ponto alto na Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo bispo Dom Ceslau Stanula, que terá como pregador oficial o bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, Dom Gilson Andrade da Silva.

        "Esta celebração é o ápice de toda a programação. Portanto, esperamos contar com a presença dos padres do clero diocesano, além de agentes de pastoral, movimentos e associações religiosas da Igreja Particular de Itabuna, bem como autoridades, devotos de São José e todos os demais fiéis católicos grapiúnas", enfatiza o padre Moizés. Ele acrescenta que a programação será encerrada com a tradicional Procissão de São José, seguida da Bênção do Santíssimo Sacramento