Salvador

EDUCAÇÃO NO CAMPO TEM ENCONTRO PEDAGÓGICO EM PLANALTINO

vide
| 17/03/2012 às 16:01
Naila Lima, coordenadora pedagógica, ao lado do banner da Escola de Educação em Tempo Integral
Foto: DIV

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Planaltino, através do seu Diretor Pedagógico, Marcos Paiva, e da Diretoria das Escolas do Campo, representada pelas coordenadoras pedagógicas Naíla Lima e Léia Nascimento, participou nos dias 08, 09 e 10 de Março, do II Encontro em Educação do Campo, com o tema "a construção do Projeto Político Pedagógico", encontro promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Jequié.

O encontro foi coordenado pela profa. Dra. Fátima Moraes Garcia (Museu Pedagógico/UESB) e contou com a participação de aproximadamente 400 inscritos, divididos em 35 municípios do nosso estado. 

 Léia Nascimento, coordenadora pedagógica das Escolas do Campo de Planaltino, junto aos monitores da UESB
As Escolas do Campo de Planaltino fizeram-se presentes no encontro através da apresentação de dois trabalhos na forma de banners, sendo um sobre a Escola Municipal de Tempo Integral Maria Rosa de Almeida (povoado de Lajedinho) e outro sobre o Programa de Formação Continuada - PROFEP, destinado aos professores das escolas do campo, além da participação do professor Marcos Paiva e da professora Léia Nascimento, na coordenação do Grupo de Trabalho Educação do Campo e o desafio das classes multisseriadas, que contou com a participação de mais de 40 inscritos.
Os outros grupos de trabalho foram: Organização da Escola e Gestão (professor Mc. Davi Romão - UFRB), Políticas Públicas para Educação do Campo (Professora Esp. Eliege Rodrigues), Práticas Pedagógicas da Educação do Campo (Professora Dra. Silvana - UFRB), Currículo: escola, campo e contradições sociais (Professor Dr. Cláudio Félix - UNEB) e Educação Ambiental nas Escolas do Campo (Professora Mc. Sônia Matos - UESB). Todos os grupos de trabalho foram realizados no segundo dia do evento, sob a forma de oficinas, e tiveram como objetivo o levantamento de questões norteadoras para a elaboração do projeto pedagógico das escolas do campo, como proposta de superação das contradições históricas que contextualizam as escolas do campo do nosso pais e estado.
Ao final do encontro, foi elaborada a "Carta Aberta do Município de Jequié", documento em defesa da consolidação de uma Educação do Campo de qualidade, que será encaminhada aos secretários municipais de educação do estado da Bahia.