Fiéis da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e da Igreja Nossa Senhora das Dores se reunirão neste domingo, 11, para mais uma edição da Caminhada Penitencial.
De acordo com a organização do evento, cerca de 200 mil participantes aproveitaram o período de conversão proposto pela quaresma para pedir perdão.
Realizada pela Arquidiocese de Salvador, a primeira missa começou por volta de 6h30, simultaneamente na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e na Igreja Nossa Senhora das Dores, no Lobato.
A celebração eucarística da Basílica foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio.
O arcebispo ressaltou a importância do evento e afirmou que esse é um momento de solidariedade, doações e amor. "Fico impressionado com a fé e a caridade do povo baiano", frisou. Segundo ele, a tradição o faz lembrar do antigo testamento, onde os cristãos iam em busca do reino perdido.
Por volta das 9h25, os fiéis, que deram início a caminhada após as missas, se encontraram no Largo dos Mares e seguiram juntos até a Igreja do senhor do Bonfim. Cinco mini trios-elétricos animaram a multidão de católicos ao som de músicas cristãs.
Durante o percurso, além da presença de uma cruz que passou pelas mãos dos devotos, houve peregrinação e padres disponíveis para ouvir as confissões dos fiéis.
Trânsito - Por conta da procissão, o trânsito ficou lento na Av. Suburbana, Largo de Roma, Comércio e Bonfim durante toda a manhã deste domingo.
De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), apesar da fim da caminhada, o trânsito ainda continua lento no Bairro do Bonfim, onde fiéis ainda se aglomeram próximo a colina sagrada. (A Tarde)