Salvador

PREFEITA DE LAURO ACORDA PRA VIDA E COBRA DA EMBASA OBRA COM QUALIDADE

vide
| 07/03/2012 às 08:28
Qualidade da obra da Embasa em Vilas do Atlântico
Foto: BJÁ

   A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) terá até o próximo dia 20 para entregar à Prefeitura de Lauro de Freitas um balanço das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saneamento e da drenagem dos canais pluviais que estão em andamento no município.

  O requerimento foi feito na tarde desta terça-feira (6) durante reunião da prefeita Moema Gramacho com o secretario da Casa Civil Rui Costa  e representantes da Embasa e Conder, responsáveis pelas obras na cidade.

  A Prefeitura parece que acordou para a vida, pois, em Vilas do Atlântico a Embasa realizada obras do Bahia Azul sem respeitar os jadrins dos moradores e deixando as ruas Av Nossa Senhora de Copacaba e transversais repletas de buracos. Até o Rio Sapato está sendo assoreado pela empresa e os fiscais da Prefeitura nada fazem.

  PONTOS

Entre os pontos emergenciais estão o desvio do Canal dos Irmãos, cujo intuito é minimizar os problemas causados pelas enchentes em Portão e Vilas do Atlântico. A aceleração das obras de macrodrenagem da Lagoa da Base e canal do Quingoma, na Bacia hidrográfica do Picuaia, Vilas do Atlântico, drenagem do Rio Ipitanga, das ruas da Irmandade e Galdina e a implantação de duas passarelas na Estrada do Coco também foram solicitadas. "Temos que agilizar o processo por que o período chuvoso está chegando. Devemos estar preparados", afirma Moema.

A prefeita também solicitou que o processo de asfaltamento, que ocorre atualmente em todo município em decorrência das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário tenham o mesmo ritmo de conclusão. "Hoje nós estamos com 12 Km de pista aberta. A obra de esgotamento tem sido infinitamente mais rápida do que a de asfaltamento. Isso não pode ocorrer. As obras tem que ser feitas simultaneamente", enfatizou.
]

Moema anunciou a assinatura de um convênio com a Caixa Econômica Federal para dar mais celeridade a análise de projetos. "É um projeto piloto. Lauro de Freitas foi à cidade escolhida no Nordeste para experimentá-lo. Se der certo, será estendido por todo o país", destaca a prefeita. 

Ficou acordado, também, que as reuniões passam a ocorrer quinzenalmente para que o andamento dos processos sejam divulgados e atualizados, conforme solicitação do secretario da Casa Civil Rui Costa.