Salvador

SECA: BRUMADO ESTÁ HÁ 7 ANOS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA E NADA RESOLVE

vide
| 06/03/2012 às 11:09
Carl.os Ribas presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável
Foto: Brumado Noticias

"Estado de emergência há sete anos é uma piada", criticou Cláudio Ribas, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado, referindo-se ao prolongado decreto que estabeleceu estado de emergência no município.

Segundo Ribas, mais grave que o decreto é a omissão da administração municipal em apoiar o combate à seca nas comunidades rurais. Em tom de revolta, o presidente ainda afirmou que a cada ano a gestão municipal decreta estado de emergência e não faz mais nada para amenizar a situação. Tendo em vista esta realidade, conforme divulgou Ribas, o Conselho irá se reunir na próxima quarta-feira (07), quando os conselheiros irão deliberar pela não realização de manifestos públicos, deixando o caso por conta da Comissão de Defesa Civil (COMDEC).

O objetivo é fazer com que sempre que for decretado estado de emergência, a COMDEC acione de imediato a Prefeitura Municipal, a fim de que carros pipas sejam contratados para atender a demanda nas comunidades rurais. Além disso, o presidente declarou que, em 2011, a Prefeitura tinha um orçamento previsto de mais de R$ 3 milhões para o combate à seca, mas só utilizou 30% do montante, ou seja, R$ 900 mil.
 
"Quanto o município gastou com carros pipas? Em um estado crítico de emergência que perdura há sete anos, ao invés de diminuir os recursos para o combate à seca, o prefeito tinha era que aumentar para atender o homem do campo que padece com a falta d'água. A curto prazo com urgência urgentíssima o gestor tem de contratar os caminhões pipas e não ficar esperando pelo exército ou seja lá quem for", desabafou Ribas.