vie
O encontro discutiu estratégias para o transporte
Foto: Divulgação
Salvador recebeu a visita de uma comissão do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (COL), composta pelos gerentes Elaine Felske (Tráfego e Transporte), Fábio Starlling (Relacionamento das Sedes) e Hilário Medeiros (Segurança).
O grupo esteve nesta sexta-feira, 2, no Palácio Thomé de Souza, num encontro, cujo objetivo foi alinhar as estratégias de gestão de tráfego e transporte no período dos megaeventos esportivos, que devem ser aplicadas no entorno da arena, contemplando ações criativas de ordenamento de trânsito, definição de estacionamentos, mobilidade de pedestres e segurança.
Elaine Felske elogiou o trabalho do grupo responsável pelo Plano de Tráfego e Transporte de Salvador para as Copas do Mundo e das Confederações, integrado por representantes do Município e Estado: “Vocês estão de parabéns, pois estão conseguindo cumprir o cronograma e os prazos”.
Fábio Starlling confirmou o apoio do COL às ações locais: “Sabemos que vocês estão concentrando esforços para enfrentar os desafios de mobilidade em torno do estádio e, por isso, viemos acompanhar in loco. Salvador será palco de vários eventos relacionados à Copa e a equipe do COL irá colaborar no que foi preciso”.
Estiveram presentes à reunião o Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa), Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura (Setin), as Superintendências de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) e de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) e técnicos da Arena Fonte Nova.
Para Leonel Leal, coordenador do Ecopa, o trabalho de preparação da cidade tem sido bem-sucedido devido à articulação entre os governos municipal, estadual, federal, COL e Fifa: “Estamos trabalhando coletivamente para que possamos realizar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo da melhor forma possível”.
À tarde os membros do COL visitaram a área da arena e observaram o trânsito do entorno, para adequar melhor o plano à realidade local.