Salvador

CAMPANHA DA FRATERNIDADE PEDE MAIS SAÚDE PARA OS BRASILEIROS

| 16/02/2012 às 18:08
Será às 15 horas da Quarta-feira de Cinzas, 22, na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus) a tradicional entrevista que o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, dará para falar sobre a Campanha da Fraternidade 2012.

Este ano o tema é “Que a saúde se difunda sobre a terra”, com o objetivo de "Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população", de acordo com o texto base da campanha.

Às 19 horas, dom Murilo celebrará, no mesmo local, a missa de cinzas, dando início oficial à Quaresma, período preparatório para a Páscoa. Durante 40 dias a Igreja não canta músicas de glória e os tecidos usados nas missas são da cor roxa, significando luto e penitência.
 
O tema deste ano da Campanha da Fraternidade (CF) é uma repetição do lema de 1981, em função da precariedade atual do Sistema Único de Saúde (SUS). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama atenção para três conceitos importantes: o cuidado com o doente, a prática de hábitos de vida saudável e a exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS.