Salvador

SEPULTADO NO JARDIM DA SAUDADE DE SALVADOR EMPRESÁRIO ANDRÉ GUIMARÃES

vide
| 13/02/2012 às 15:11
André Guimarães faleceu no Hospital Aliança, em Salvador
Foto: DIV

Faleceu nesta segunda-feira (13), às 10h, no Hospital Aliança, o empresário André Guimarães, aos 75 anos de idade. Ele estava internado há vários dias, vítima de um câncer no sistema linfático. Porém, o quadro de saúde se agravou e André Guimarães veio à óbito devido a uma infecção pulmonar. O fundador da André Guimarães Construções é casado com Maria Ângela Armed, e deixa quatro filhos, André, Denis, Eliana e Carolina Guimarães, além de sete netos. O sepultamento será realizado ainda hoje às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade.


História de Vida

A trajetória de André Guimarães comprova a força do trabalho e da determinação na transformação do destino de alguém marcado para viver uma história de privações e sofrimento. Aos 10 anos, o baiano de Ituberá, perdeu a mãe e teve de trabalhar como sapateiro, sem nunca imaginar que iria entrar para o ramo da construção civil.  Mesmo com toda dificuldade que enfrentava, chegando a andar 28 km por dia para entregar marmitas, foi à luta, construindo o sucesso da construtora André Guimarães à base de muito suor e luta. "Sempre pensei: tenho dois braços, duas pernas e uma cabeça perfeita, Deus já me deu o que eu precisava, agora só depende de mim".

André Guimarães trabalhou por cerca de 20 anos na Petrobras, como topógrafo e foi aprovado em diversos concursos internos da empresa e venceu outros concorrentes, mesmo só tendo cursado o 2º ano do ensino fundamental. Com uma conduta profissional sempre ética e honesta na Petrobras, recusando tentativas de corrupção de empreiteiras em obras, foi injustiçado por alguns ‘colegas' que provocaram a sua demissão. Esta saída só serviu como mais um motivo para André Guimarães construir o sucesso da sua empresa. O empresário sempre se orgulhou de dizer: "Tudo que tenho é por honestidade e muito suor".


Os filhos dele seguem os mesmos caminhos do pai, atuando na administração da empresa. Porém, o patriarca sempre fez questão de avisar: "Enquanto eu estiver vivo, quem manda sou eu". Outro diferencial que marcou a vida do empresário foi o tratamento dado aos funcionários, sempre na condição de parceiros, pois ele acreditava que autoritarismo não ajuda em nada no ambiente de trabalho. "Tem de ser humilde, saber como chegar às pessoas, ser amigo, companheiro". Ele sempre destacava como principal atributo de um funcionário a honestidade e dedicação ao trabalho. "Isso pode transformar qualquer operário em um grande profissional".


Muito católico, um dos pontos de equilíbrio na vida de André Guimarães foi a fé em Senhor do Bonfim. "Toda sexta estou na Colina Sagrada, hoje, graças a Deus, muito mais para agradecer. Peço apenas por meus filhos, para mim são apenas agradecimentos, pois o Senhor do Bomfim já me deu muito mais do que eu merecia". No alto da sua experiência profissional, André Guimarães dava dicas que podem servir de exemplo para profissionais de várias áreas. "Confiar em Deus e confiar em si próprio, na sua capacidade de trabalhar. E ser honesto, primeiramente consigo próprio, e depois com os outros". Uma expressão que marcou muito o estilo do homem de bem, excelente profissional e de caráter firme: Tenha fé.