Última festa do calendário popular a acontecer em Salvador antes do Carnaval, a Lavagem de Itapuã teve o início dos seus festejos nesta quinta-feira (9) pela manhã. Com o tema ‘Tradição e Identidade Itapuãzeira', a mais famosa festa do bairro completa, em 2012, 107 anos de tradição e alegria.
A vereadora e presidenta municipal do PT, além de acompanhar as necessidades da comunidade do bairro, participa anualmente da festa e esteve presente no cortejo e lavagem. "Saudamos os 107 anos desta belíssima comemoração, que se deu aqui hoje com muita paz e com grande participação popular. É o povo que constrói essa tradição, e eu com certeza não deixaria de prestigiar essa manifestação", afirmou Marta durante o percurso da procissão de baianas, músicos, fiéis e população. A vereadora ressaltou ainda o papel da Frente Comunitária Parlamentar Mista em Defesa de Itapuã e do bloco Malê Debalê, que foram imprescindíveis na realização da festa este ano e na manutenção da tradição e da cultura do bairro.
A programação, além da alvorada de fogos, procissão - que seguiu de Placafor até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã - e da lavagem nesta quinta, conta ainda com shows de artistas do bairro e de outras regiões da cidade em um palco montado na orla, entre a Sereia e a Praça Dorival Caymmi.
Apresentações de Ternos de Reis e de grupos como o Afoxé Korin Nagô desfilarão pelas ruas do bairro durante os dias de festa. No dia da lavagem propriamente dita, baianas, abalês e o Afoxé Filhos de Gandhy desfilarão acompanhados pela Frente Itapuãzeira, que este ano será formada por alas temáticas, organizadas pela Frente Comunitária Parlamentar Mista em Defesa de Itapuã. Blocos como o Ilê Ayiê, Malê Debalê, e o bloco Inclusivo (formado por pessoas com necessidades especiais) também farão parte do desfile.
Já na ‘segunda-feira gorda' de Itapuã, será realizada a peixada nativa ao meio-dia e entregue o presente para Iemanjá, promovido por pescadores e setores organizados da população, será lançado ao mar no final da tarde.