A solenidade de abertura do ano letivo será conduzida pelo professor Jorge Portugal e terá início com a execução do Hino ao Dois de Julho, elevado à condição de Hino Oficial do Estado da Bahia pela Lei Estadual nº 11.901/2010. A programação, que também homenageia o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, inclui performances e exposições artísticas dos estudantes, ressaltando distintas experiências culturais e científicas evidenciadas nos contextos escolares. O encontro será transmitido ao vivo pela TV Educativa e aqui, no Portal da Educação.
A fanfarra do Colégio Estadual Manoel Novaes, que abre o evento, é seguida da apresentação do poema Senzala de palavras, do estudante Enyo Novais (Colégio Estadual de Paramirim - Macaúbas), participante do projeto Tempos de Arte Literária (TAL). No decorrer do evento, a estudante Ana Beatriz Padilha (Centro Territorial de Educação Profissional Velho Chico - Ibotirama) cantará Retratos, canção de sua autoria escolhida no Festival Anual da Canção Estudantil (Face), e o estudante Rodrigo Resende (Colégio Estadual Raimundo Gouveia), da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, mostra sua vocação para a dança, com a coreografia Fé.
Já o estudante Pablo de Jesus (Colégio Estadual Jubilino Cunegundes - Morro de Chapéu), do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), apresenta sua obra O dom da vida, com a técnica de grafite que ilustrou o cartão de felicitações de Ano-Novo do governador. No foyer do teatro da Escola Parque, acontece a exposição de 30 obras do Projeto AVE 2011. Além destas atividades, o cantor Lui Muritiba e o diretor musical Luciano Bahia prestam homenagem a Jorge Amado. Magary Lord encerra o evento, que tem direção artística de Antonio Pastori e direção de TV de Walter Silveira.