O acordo de cooperação técnica assegurou a ajuda da UFBA e da UFRB
Foto: Divulgação
As universidades federais da Bahia (UFBA) e do Recôncavo (UFRB) estão trabalhando juntas para acelerar o processo de implantação da nova Universidade Federal de Integração Luso-Afrobrasileira (Unilab), em São Francisco do Conde. A julgar pelo ânimo das partes envolvidas no acordo de cooperação técnica, assinado no último dia 18, as aulas terão início ainda neste primeiro semestre.
UFBA e UFRB vão apoiar a Unilab em seu projeto pedagógico, construindo a grade de cursos e toda a parte institucional, indispensável ao início de funcionamento; a prefeitura de São Francisco do Conde cederá equipamentos e instalações físicas para os cursos de Engenharia, Gestão Pública, Gestão Social e Formação de Professores, com prioridade para alunos de países africanos de língua portuguesa.
Em outubro passado arquitetos da Unilab estiveram no município a fim de conhecer possíveis terrenos para construção do campus e visitar o prédio a ser cedido pela prefeitura e avaliar prováveis adaptações. O edifício deverá ser entregue até o final de fevereiro.
Luta de muitosEm agosto deste ano a prefeita Rilza Valentim esteve em Brasília, onde participou do anúncio oficial da Unilab por parte da presidente Dilma Rousseff, dentro do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica.
A luta para garantir a vinda da nova instituição contou com a participação do governador Jaques Wagner e de vários parlamentares, como o atual secretário de Planejamento Zezéu Ribeiro e o deputado federal Emiliano José.
O campus terá dois pavimentos com 12 salas de aula; laboratórios de informática, línguas, música, ciências e artes; auditório para 135 lugares; rampa de acesso ao pavimento superior; enfermaria; refeitório; oficina de pães; cantina; biblioteca com sala de acervo; banheiros, também para deficientes; quadra poliesportiva com cobertura; salas de administração, diretoria, psicologia, secretaria, coordenação e professores.
O reitor já escolhido é Paulo Speller, mestre em Psicologia e doutor em Ciências Políticas; ex-reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) e ex-presidente da Comissão de Implantação da Unilab.