Salvador

NOVOS DIRIGENTES ESCOLARES ASSUMEM EM 1º DE FEVEREIRO

| 26/01/2012 às 00:40
Keila Lopes da Silva é diretora em Conceição do Coité
Foto: Divulgação
Os novos diretores e vice-diretores, eleitos em novembro de 2011, para as escolas públicas estaduais baianas, iniciam seu trabalho no dia 1º de fevereiro, com a Jornada Pedagógica, após a nomeação, já efetivada, através do Diário Oficial, para um mandato de três anos.

Para o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, o processo de escolha dos novos dirigentes reforça a política democrática e de participação popular implantada pelo Governo da Bahia, desde 2007: “Convocamos todos os gestores e a comunidade escolar a fortalecer a democracia, participando da gestão e se comprometendo com as ações para melhorar a qualidade da escola pública”.

Keila Lopes da Silva foi eleita no Colégio Estadual Ieda Barradas, em Conceição do Coité: “Este já é um colégio bom, onde tem sido desenvolvido um bom trabalho. Um dos desafios será implantar aulas de reforço e melhorar a Educação dos estudantes”.

A professora Ana Cristina Bispo de Jesus agora comanda o Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Salvador, com perspectiva de superação das dificuldades: “Com muito trabalho e com a ajuda dos meus colegas professores, porque em Educação ninguém faz nada só, vamos conseguir vencer o desafio e contribuir para que os meninos tenham um ambiente melhor, uma educação melhor”.

Teoria na prática

A expectativa de toda a comunidade escolar é a execução do plano de gestão, com ações para melhoria do ensino e da aprendizagem. O trabalho atende aos artigos 25 e 26 do Decreto 13.202/2011, de Implantação do Plano de Gestão, com as atribuições do diretor e seu vice para colocarem em prática os projetos apresentados e discutidos durante a campanha eleitoral.

O acompanhamento e a avaliação da execução do plano são de responsabilidade do Colegiado Escolar, cujos membros também foram eleitos pela comunidade escolar, com representantes dos educadores, dos servidores, dos estudantes e dos familiares.

Para as escolas que não realizaram eleições em 2011, a Secretaria da Educação do Estado está prorrogando o prazo dos mandatos dos atuais dirigentes, provisoriamente, até a escolha dos novos dirigentes, em peito a ser realizado neste ano, mas ainda sem data definida.