vide
O samba de roda, a charanga e as baianas que abriram na última semana, aqui em Salvador, o projeto Todos Verão Pelô, deixaram todos com gostinho de quero mais e mostraram um pouco do que vai ser, este ano, a Lavagem de Irará. Tradicional manifestação cultural do sertão, com mais de 100 anos de existência, a festa da Lavagem começa nesta terça-feira, dia 23, com o novenário a Nossa Senhora da Purificação dos Campos, padroeira da cidade.
Amanhã, abrindo os festejos tem shows da banda Samba D'Ju e da centenária e premiada Filarmônica de Irará. A programação também inclui shows de bandas da região e na sexta-feira acontece a lavagem da igreja. Segundo o diretor de Cultura da Prefeitura de Irará, Rafael Fontes, esta é uma das mais antigas manifestações culturais da cidade. "O registro mais antigo que temos da festa é de meados do século XIX", afirma.
A noite tem show do cantor Pablo. No sábado quem faz a festa é a cantora Margareth Menezes e domingo tem a banda Sayd de Bamba. Os dados da Prefeitura apontam que em 2011 a Lavagem atraiu para o município dezenas de pessoas. Para este ano a expectativa é de centenas de pessoas.
Toda a programação é gratuita. Outras informações nos sites:
http://www.irara.ba.gov.br/ e
http://www.iraraense.com.br/