Sete equipamentos de som apreendidos, 26 autos de infração aplicados e 44 notificações expedidas foi o resultado das ações de combate à poluição sonora realizada entre sexta-feira, 20 e domingo, 22, em Salvador, pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).
A fiscalização percorreu regiões de Valéria, Pirajá, Pernambués, Praia do Flamengo, Rio Vermelho, Mussurunga I, Trobogy, Brotas, Imbuí e Itapuã, com o apoio de policiais pertencentes às 1ª, 9ª, 15ª, 31ª, 41ª e 49ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs).
Em Valéria, no domingo, 21, os agentes da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora da Sucom (Gefip) encontraram um carro com o som a 100 decibéis, quando o volume máximo permitido para o horário (16 horas) era de 70 dB. Não deu outra: condutor multado e som apreendido.
No sábado, 21, em Pirajá, coisa parecida: o mini-trio-elétrico dava uma festa tocando a 95 dB, no meio da tarde (15 horas). Os fiscais também levaram a aparelhagem sonora e multaram o indivíduo. Tudo isso respaldado na Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora n° 5.354/98.
Qualquer pessoa pode denunciar casos de barulho em Salvador. Basta ligar para o Disque Poluição Sonora da Sucom, através do telefone (71) 2201-6660. O atendimento funciona 24h.