Salvador

MUTIRÃO DE COMBATE À DENGUE ATUA NO BAIRRO NOVA CALIFÓRNIA EM ILHÉUS

vide
| 23/01/2012 às 15:14
Nova Califórnia só no nome porque é um dos bairros mais carentes de Ilhéus
Foto: Pedro Augusto
 

Dentro da campanha de Combate a Dengue, a Prefeitura Municipal de Itabuna em parceria com os servidores das secretarias municipais e voluntários da comunidade em geral promoveu no último sábado (21) o 3º Mutirão de Combate a Dengue no bairro Nova Califórnia, com ações de infraestrutura, visitação nas residências, levantamento das áreas críticas e conscientização da população da localidade, onde o Índice de Infestação Predial (IIP) registrado foi de 25,31 %.

O bairro Nova Califórnia foi o sexto bairro visitado, desde o início da campanha, seguido pelas comunidades do Novo Horizonte, Corbiniano Freire, Santa Catarina, Fonseca e Novo Fonseca, onde também obtiveram alta incidência de infestação do mosquito Aedes aegypti. Como resultado parcial dessa ação, o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde de Itabuna, Florentino Souza Filho revelou que os mutirões têm surtido resultado positivo, já que a população tem colaborado para a redução do foco do mosquito em suas residências.

O mutirão mobilizou 200 servidores das secretarias da Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, além de voluntários da Empresa Municipal de Água e Saneamento, gabinete do vice-prefeito, Igreja Quadrangular, entidades diversas e lideranças comunitárias, que realizaram distribuição de folhetos, recolhimento de lixo, limpeza do canal roçagem, cadastramento para o recebimento de tanques, entre outras ações emergenciais em 1.544 imóveis, distribuídos em 48 quarteirões da Nova Califórnia.

Entre os imóveis visitados, a casa da dona Dinorá Pereira Oliveira foi um exemplo para os voluntários e moradores do local, que constataram os cuidados da senhora com a manutenção do quintal limpo, sem nenhum recipiente com água represada, que facilita a proliferação do mosquito. Ela revelou que "todo cuidado é pouco", e por isso, vem seguindo todas as medidas para evitar a incidência do mosquito da dengue em sua residência.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Sandoval Pereira da Silva revelou que o bairro estava precisando de um mutirão de combate a dengue, que além de ações preventivas, o Poder Público, em parceria com a comunidade realizaram ações emergenciais. De acordo com o representante da localidade, a principal reivindicação da comunidade é a instalação de uma rede de esgoto na localidade, que já está com a verba aprovada no valor de R$ 2,9 milhões.