Salvador

EMBASA MULTA PROPRIETÁRIO DE CASA DE EVENTOS QUE FAZIA "GATO"

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| 18/01/2012 às 22:07
Técnicos da Embasa prendem o "gato" e multa proprietário da casa
Foto: Luiz Hermano

As ligações irregulares são uma das principais fontes de perda de água, segundo a Embasa. Após denúncia de um morador de Arembepe, em Camaçari, uma equipe técnica da Embasa se dirigiu nesta
quarta-feira, 18, a uma residência no condomínio fechado Canto Arembepe e descobriu uma fraude na ligação de água, popularmente conhecida como "gato". Depois de retirar a ligação irregular, a empresa aplicou uma multa no proprietário, calculada a partir da média do consumo registrado no período em
que a água fornecida no imóvel era medida pelo hidrômetro.

Segundo a denúncia do morador vizinho, além de servir para passar o verão, a casa, localizada na quadra B-10, lote 10, do condomínio fechado, na altura do km 28 da Estrada do Coco, é alugada para
eventos, festas e temporadas de férias. A casa ampla conta com área gramada, churrasqueira, espaço para jogos e piscina a poucos metros de uma das mais belas praias da região. "Este senhor furta água, enche a piscina, molha o gramado e desperdiça à vontade", afirmou o denunciante.


O gerente comercial da Embasa na Unidade Regional de Camaçari, César Carvalho, estima que a residência estava consumido 60 mil litros de água por mês, volume que seria suficiente para
abastecer quatro famílias com quatro pessoas cada durante o mesmo período. Ele
conta que a Embasa cortou a ligação de água deste imóvel, em janeiro de 2007,
porque a matrícula da residência tinha 11 faturas em aberto. "O usuário fez a
religação indevida e colocou um cap (dispositivo de desativação de
ligação) para fazer parecer que a ligação estava cortada. Aos finais de semana,
retirava o cap, acoplava uma mangueira na rede e abastecia seu
imóvel".


Controle diário


O gerente regional da Embasa em Camaçari, Mário May, lembrou que a situação é comum no município, principalmente na orla. "Já apuramos que a pessoa que furta água consome e desperdiça muito mais do que o usuário regular, que tem o compromisso de pagar a sua conta no
final do mês. As situações de gato e bypass se tornam ainda mais graves em áreas
como essa, onde o abastecimento é um desafio diário para a Embasa".



Por meio de suas equipes técnicas, a empresa combate diariamente as ligações indevidas em Camaçari e nos demais municípios onde atua. A população pode denunciar as irregularidades por meio do
telefone 0800 0555 195.