Fazer turismo com inclusão social, promover a interiorização da atividade e reduzir sua sazonalidade são as principais diretrizes do novo secretário de Turismo de Itacaré, o empresário e administrador de empresas Cléber Filho. Ele substitui Diana Quadros, que se afastou do cargo por problemas de saúde.
Atuando na área há 15 anos, o novo titular da pasta tem 41 anos e vem de família pioneira na promoção do destino Itacaré. “Nossa família tem relação com a cidade há cerca de 150 anos”, diz.
Graduado em administração de empresas pela Unifacs, com pós-graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, Cléber Filho foi um dos fundadores do Instituto de Turismo de Itacaré (ITI), entidade que ajuda a alavancar o segmento no município. Entre as ações da instituição está a implantação do Conselho de Turismo da cidade (Contur).
O novo secretário deseja promover a aproximação com as escolas para divulgar a cultura do turismo sustentável e levar cursos técnicos em parceira com instituições como o Senac. Para ele, Itacaré tem um diferencial em relação a outros destinos: o turismo de aventura.