A nova secretária de Educação de Lauro de Freitas, Suely Calixto, toma posse nesta sexta-feira (13), às 18h, na Escola Dois de Julho, Itinga. Seu principal desafio, segundo ela, é "contribuir para a implementação de escolas inclusivas onde a diversidade seja valorizada".
Professora da Unime, Calixto é mestre em Educação pela UFBA e tem formação para atuar com estudantes que tenham deficiência intelectual. Graduada em pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), seu denso histórico acadêmico inclui especialização em Formação do Professor Alfabetizador e em Psicopedagogia.
Para ela, as pessoas, para serem de fato "humanas", necessitam de formação educacional. "A educação contribui para a melhoria do mundo quando nos prepara para viver na sociedade de maneira que não só os nossos interesses pessoais sejam atendidos, mas também os coletivos".
Para que a "tão almejada qualidade na educação" brasileira seja alcançada, Suely Calixto acredita precisa haver uma melhora nos indicadores sociais que, por outro lado, terão resultados mais positivos quando houver uma educação mais eficiente. "A escola não consegue sozinha produzir a igualdade quando a sociedade é desigual, excludente, preconceituosa e injusta".
Entre as principais metas, ela pretende implementar salas de recursos multifuncionais afim de torna-las inclusivas; apoiar os gestores no planejamento e execução do projeto político pedagógico da escola; estimular a ampliação da função social da escola; promover e ministrar cursos, palestra e campanhas de interesse da comunidade escolar; incentivar e apoiar atividades culturais e desportivas; e empenhar esforços para descentralizar a merenda escolar.