Salvador

CRIATIVIDADE POPULAR FOI RARA NO CORTEJO, MAS ELA AINDA SOBREVIVE

vide
| 12/01/2012 às 14:28
Turocar, carrop de palha de coqueiro, chamou a atenção
Foto: BJÁ
  A criatividade popular foi raríssima na festa de Lavagem do Bonfim. Aquelas bicicletas enfeitadas de outrora, desapareceram; as baianas tradicionais, idem. Os cavaleiros com jibões aprumados, sumiram, Mas, ainda assim, o BJÁ viu uma figura papal, um carro de palhas de coqueiro (Turucar), uma familia em bicicleta coletiva para 4 pessoas, uma assombração e baianas típicas sambando a valer.

  Esse toque de criatividade que era um dos pontos altos do cortejo, especialmente as carroças com suas decorações, estão desaparecendo de vez da festa, não há incentivos, e o pagode, o samba, os protestos de entidades e os grupos políticos ocuparam a festa.

  Teve protestos da ASSUFBA, Sindsefaz, Sinpojud, dos comerciantes de festas de largo e assim por diante, do pessoal do PSF e assim por diante. Nos cartazes do Sindefaz se lia: "É crescente a arrecadação do Estado e injusta a distribuição". O pessoal da UFBA pedia "Universidade nos três turnos"; e o pessoal do PSF exigia respeito ao seu trabalho.