Salvador

AÇÃO CIDADANIA CHEGA A UM DOS LOCAIS MAIS CARENTES DE LAURO DE FREITAS

vide
| 11/01/2012 às 20:28
Entre 23 e 27, Vida Nova, recebe Ação de Cidadania
Foto: João Raimundo

Entre os dias 23 e 27, a Prefeitura de Lauro de Freitas realiza a sexta edição do Ação de Cidadania, projeto que leva todo tipo de serviço prestado pela prefeitura aos locais que mais necessitam. Desta vez, a localidade beneficiada será Vida Nova. Além das ações de saúde, social, jurídico, de infraestrutura e limpeza pública, a novidade é a criação de um espaço com palco e microfone para revelar talentos.

Dezesseis órgãos da prefeitura estão envolvidos no projeto. Os exames e consultas médicas estão entre os serviços mais procurados. Nas edições anteriores foram mais de nove mil atendimentos odontológico, clínico, preventivo ginecológico e mamografia realizados no local, em unidades móveis, além de aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas e exame de eletrocardiograma. A Secretaria de Saúde disponibiliza ainda à comunidade, instruções sobre DST/AIDS, planejamento familiar, hábitos alimentares saudáveis e dicas de como se prevenir da dengue.

Desde a primeira edição mais de 17 mil pessoas já foram beneficiadas. Segundo o vice-prefeito e coordenador do projeto João Oliveira, "este ano nós pretendemos superar o numero de atendimentos de 2011. Para isso elaboramos o calendário do Ação de Cidadania de janeiro até dezembro". O vice-prefeito destaca ainda a  aceitação do projeto na cidade: "Temos recebido muitas solicitações dos munícipes para levarmos o projeto ao seu bairro, o que mostra a excelente aceitação que o Ação de Cidadania esta tendo em Lauro de Freitas", afirmou.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasci), presente em todas as edições, oferece em seu estande atendimentos direcionados à pessoas em vulnerabilidade social, cadastramento do Bolsa Família, além de disponibilizar a comunidade as oficinas de leitura, artesanato, teatro e grafite. Mais de 2.500 pessoas foram capacitadas. Os moradores tiveram acesso ainda às apresentações culturais, peças teatrais e projeção de filmes e oficinas oferecidas pela Secretaria da Cultura.

Desde a sua implantação foram instalados pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) 14 novos postes de iluminação, substituição de 461 braços, além de limpeza de ruas, bueiros e caixas pluviais, recuperação de meios fios e passeios, retirada de entulho, poda de árvore, fiscalização e educação ambiental.