vide
Sucom diz que vai cumprir a lei e retirarará faixas colocadas no percurso
Foto: Marina Silva
Para ordenar a exibição de publicidades nos festejos da lavagem do Bonfim, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) atuará na madrugada de quarta para quinta-feira e durante todo o dia da festa, 12 de janeiro, coibindo a colocação e removendo faixas fixas, presas em postes, muros, gradis e demais suportes, na região percorrida pelo cortejo e adjacências.
Apesar de a veiculação de mensagens através de faixas ser proibida pelo Decreto Municipal n° 12.642/00 (que regula o uso de publicidades em Salvador), personalidades, agremiações políticas, entidades representativas e outras organizações costumam utilizar esse meio para ganhar visibilidade durante a festa popular, prejudicando a paisagem urbanística da cidade.
O superintendente Cláudio Silva informou que a irregularidade será combatida pela Sucom na operação de caráter preventivo, que começa na madrugada anterior às comemorações, com duas equipes da Sucom e apoio policial em campo. "A colocação de faixas vem crescendo assustadoramente nos últimos anos e, por isso, precisamos evitar que a festa mais tradicional da cultura baiana se transforme apenas num cenário político e eleitoral. Vamos fazer cumprir a lei", pontuou o gestor.
Como destacou Silva, os grupos que quiserem se manifestar poderão carregar cartazes, bandeiras ou faixas durante a caminhada da Conceição da Praia ao Bonfim, respeitando as normas definidas pela lei eleitoral. Nos possíveis casos de faixas afixadas em postes ou árvores, por exemplo, haverá apreensão, e aquelas que exibirem conteúdo político terão os nomes das agremiações e políticos envolvidos na propaganda encaminhados pela Sucom à Procuradoria Regional Eleitoral.