VIDE
A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizou no último fim de semana (6 a 9) ações de combate à poluição sonora nos bairros de Periperi, Vista Alegre, Alto da Terezinha, Coutos, Uruguai, Vila Rui Barbosa, Massaranduba, Boa Viagem, Ribeira, Pituba e Itaigara. No total, o órgão apreendeu 28 aparelhos eletroacústicos, expediu 27 autos de infração e 12 notificações. Os equipamentos apreendidos emitiam som acima do permitido pela Lei Municipal n° 5.354/98, que estabelece os limites sonoros de 70 decibéis das 7h às 22h e de 60 decibéis das 22h às 7h. A fiscalização teve apoio de prepostos da Polícia Militar (17ª, 35ª, 37ª e 18ª CIPMs).
Os agentes da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip) vistoriaram bares, veículos, pontos comerciais, residências e também coibiram a utilização inadequada de som em logradouros públicos. Na Praça da Revolução, em Periperi, por exemplo, o som de um carro emitia 107 decibéis. O condutor foi autuado e teve a aparelhagem apreendida. A mesma penalidade foi aplicada ao responsável por um veículo com emissão de 99 decibéis na Ribeira.
Para denunciar a atuação de poluidores sonoros, o cidadão pode ligar para o telefone (71) 2201-6660. O atendimento funciona 24h.