De acordo com a Seinfra (Secretaria da Infraestrutura), os testes serão concluídos na próxima semana. Nesse período, a empresa responsável pela execução da rede de distribuição de água fará os reparos necessários para entregar o sistema em pleno funcionamento.
Para garantir o abastecimento de água para as pessoas, a rede de distribuição vai até a porta de cada residência, local onde foi instalada uma torneira. Agora, cabe a cada morador fazer o encanamento hidráulico domiciliar de acordo com as necessidades de cada casa.
Para atender as cinco localidades, o sistema conta com um poço artesiano, quatro reservatórios de água de 20 mil litros e duas bombas hidráulicas de distribuição.
A perfuração do poço foi realizada pela Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia) e a implantação da rede de distribuição foi executada por uma empresa contratada pela Companhia. A manutenção do sistema de abastecimento de água da zona rural será feita pela Embasa, através de um convênio com a Prefeitura de Camaçari.
A previsão é de que ainda este ano sejam perfurados outros 14 poços e iniciada a implantação da rede de distribuição nos poços perfurados nas localidades de Canto dos Pássaros, Lagoa Seca e Maracaiúba, na zona rural, além do poço próximo ao Morro da Manteiga, na sede do Município.