Depois de aproximadamente dez anos de carência na educação particular, a cidade de Pojuca, a 60 Km da capital recebe novas escolas de Ensino Fundamental 2 e Médio.
Em 2012 a educação pojucana começa com um novo fôlego. Recém criado na cidade, o Colégio 29 de Julho se destaca pela proposta atual, interativa, e parceira das famílias,voltada para suprir as necessidades do município de Pojuca .
O novoColégio trabalha com uma gama de conceitos como: ética,cidadania, arte esporte, iniciação científica e virtualidade. Os alunosterão acesso através da internet as redes sociais para pesquisar e publicar trabalhos escolares.
O Colégio 29 de Julho possui parceria com a Rede Pitágoras e com o Sistema 1; que proporcionará aos pais e responsáveis, o acompanhamento da vida escolar de seu filho (tarefas, boletim, boletos).
A instituiçãoque atende do 6º ao 9º ano, segundo Itacira Leão, sócia-gerente do colégio, oferece: Biblioteca ,videoteca, sala de estudo e leitura com computadores e apoio de monitores, salas amplas e climatizadas, área de convivência para os alunos, cantina, oficinas de arte (teatro, dança, artesanato, música), grupos de esportes (diversos), atividades sócio-ambientais (sustentabilidade).
Outro destaque no Colégioé formação do corpodocente/administrativo,que em sua maioria é graduado com experiência na capital baiana.Como por exemplo a pedagoga e diretora Ana Regina Teixeira vinda de instituições como: Fundação Bradesco, Colégio São Paulo e Colégio Maristas.