Salvador

PREFEITURA PREPARA ESQUEMA ESPECIAL PARA FESTA DA LAPINHA

| 04/01/2012 às 18:16

A Prefeitura de Salvador preparou um esquema especial para dar apoio à Festa de Reis, que acontece nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6, no Largo da Lapinha. As secretarias municipais, sob a coordenação da Empresa Salvador Turismo (Saltur) – responsável pelo calendário oficial de eventos de Salvador – atuarão nas áreas de trânsito, limpeza, transporte e infraestrutura.

A Saltur montou um palco com toldos e sonorização em frente à Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Lapinha para a transmissão da missa campal aos fiéis, que será presidida, nesta quinta, às 19h30min, pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.

“A fim de estimular novas manifestações culturais e fortalecer as festas populares de Salvador, a Saltur vem realizando reuniões periódicas com todos os órgãos envolvidos para a realização dos festejos que fazem parte do calendário oficial da cidade”, explica o presidente do órgão, Claudio Tinoco.

A Limpurb montou uma programação especial para os dias 6 e 7. Serão 48 agentes de limpeza, um veículo de apoio, dois caminhões, dois compactadores e 13 banheiros químicos (quatro masculinos e nove femininos), distribuídos na Lapinha e Soledade. Além disso, um caminhão-pipa fará a lavagem das ruas.

A limpeza começará às 5 horas, nas ruas Lima, Vila São José, Augusto Guimarães, Queimado, Brigadeiro Pessoa Silva e Campos França, Lapinha e Soledade. Uma equipe da Codesal também já esteve na segunda-feira, 2, na região para vistoriar os equipamentos montados para a Festa de Reis.

Trânsito e transporte

A Transalvador fará modificações no tráfego na região da Lapinha para assegurar o conforto e a segurança de pedestres e motoristas no local. A operação se inicia nesta quinta, 5, às 17 horas, e termina no sábado, 7) às 3 horas, ficando proibido a circulação e o estacionamento de veículos nas vias laterais à Praça da Lapinha.

A partir das 18 horas, da quinta até sábado, o tráfego também será interditado na Rua Lima e Silva (entre a Rua Arthur Azevedo/Sieiro e o Largo da Lapinha), Corredor da Lapinha, Largo e Ladeira da Soledade. 

Os veículos terão como opção de tráfego, no sentido bairro/Centro, as ruas Lima e Silva, Pero Vaz e Conde de Porto Alegre; Praça João Alfredo; Rua Saldanha Marinho; Via Portuária e Estrada da Rainha. Já no sentido Centro/bairro, o trajeto poderá ser feito pela Estrada da Rainha, Via Portuária, Rua Saldanha Marinho, Praça João Alfredo e ruas Conde de Porto Alegre, Pero Vaz e Lima e Silva.

Os moradores terão acesso às vias interditadas mediante comprovação de endereço, mostrando documento do veículo ou contas de telefone, água e energia elétrica. Veículos de serviços públicos (operação de Trânsito, bombeiros, ambulâncias, polícia, imprensa etc.), além de prioridade, terão livre trânsito e estacionamento se devidamente identificados e estiverem em serviço. O tráfego voltará à normalidade tão logo a Limpurb conclua os serviços de limpeza.

História

Os reisados vieram para o Brasil através dos portugueses e marcam o fim do ciclo de festas natalinas, sendo dedicadas aos Três Reis Magos que visitaram o Deus Menino no dia de seu nascimento. Em Salvador, terra do sincretismo religioso, seja através do candomblé ou do catolicismo, não poderia faltar no calendário oficial da cidade a Festa de Reis, que acontece no bairro da Lapinha.

Iniciada por um tríduo preparatório (que acontece a partir desta terça-feira, sempre às 19h30), a festa tem o seu ápice no dia 5 de janeiro, quando ocorre a missa campal celebrada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil dom Murilo Krieger e o desfile dos Ternos de Reis que vêm de diversos locais da cidade e do interior do Estado.

Armados com fantasias e instrumentos, fazendo representações dos Reis Magos e outras personagens através de música, dança e versos, os ternos encantam a população que enche o Largo da Lapinha e seus arredores. Um dos ternos mais tradicionais é o Rosa Menina que vem do bairro de Pernambués. Fundado em 1945, o grupo é hoje o mais antigo da cidade, tendo à frente Seo Silvano, um dos seus fundadores.